Camille Claudel

Uma Mulher

2010-01-01



O Homem acocorado
(L'Homme penché)
(1886)

Em 1885, Camille havia esculpido uma “Mulher engrupada” (La femme accroupie) e no ano seguinte modelou este “Homem acocorado”. A figura aparece numa posição contorcida, com uma musculatura bem delineada e expressiva, e mostrando algumas deformações anatómicas. Estes aspectos, de certo modo novos no trabalho criativo de Camille, denunciam uma influência de Rodin. Com 22 anos, Camille vivia um período de felicidade na relação com Rodin, trabalhando afincadamente nas obras dele, com extraordinária e apaixonada entrega. Não será, assim, de admirar que se tenha deixado influenciar pelo lado mais viril dos corpos musculados do seu Mestre.

Paul Leroi comenta assim esta escultura: "Rodin é de uma personalidade de tal modo forte e a sua arte de tal modo superior, que é preciso que Camille não se deixe absorver por uma influência naturalmente fascinante. Numa palavra, é preciso que a jovem artista seja exclusivamente Camille Claudel e não um reflexo de Rodin".

Camille experimenta, com este « O Homem acocorado », um primeiro estudo para o corpo masculino de Sakountala, que inicia neste mesmo ano de 1886 e onde revela o seu estilo muito pessoal e já sem qualquer influência de Rodin. Ao contrário, Antoine Bourdelle (escultor francês contemporâneo de Camille), parece ter-se deixado influenciar por Camille, pois, no seu “Hamlet” de 1891, encontramos perturbadoras semelhanças com o primeiro gesso de “O Homem acocorado” de Camille.

O modelo que Camille utiliza para esta escultura, um italiano, será o mesmo que também pousou para ela em “Giganti” e “Sakountala”.
(por Ruben Marks)