Camille Claudel

Uma Mulher

2010-01-01


As coscuvilheiras
(Les Bavardes ou Les Causeuses ou La Confidence)

(1895-1905)

Em 1895, já depois da primeira separação de Rodin, Camille Claudel expôs em gesso “As coscuvilheiras” (quatro mulheres sentadas a coscuvilhar), que representava uma vulgar cena do quotidiano e que foi muito elogiada pelo estilo e pelo tema, dizendo-se à época que era “uma maravilha de compreensão e sentimento humano”.

Trata-se, na realidade, de uma crítica da artista e intelectual ao mundo feminino banal. É uma mulher artista a denunciar um mundo estereotipado de banalidades.

Num canto íntimo, quatro mulheres inclinadas, o corpo convergindo para ouvirem melhor, falam e gesticulam ao ouvido umas das outras e submetidas a uma mesma vontade de transmitir um segredo ou uma fofoquice.

É uma peça bastante pequena e delicada, fora dos padrões tradicionais para as esculturas da época, que representa o universo feminino, com simplicidade e lucidez. Num espaço de intimidade cuidadosamente idealizado, as mulheres falam ao mundo interior da alegria, da tristeza, do medo e do desapontamento.

Camille começa, finalmente, a criar um estilo próprio, inspirado nos seus sentimentos, na sua própria história e na observação do mundo à sua volta. É a primeira vez que Camille, valorizando as subtilezas humanas com grandeza e liberdade, utiliza uma cena do quotidiano como tema para uma obra sua, manifestando claramente uma tentativa de libertação da influência de Rodin.

Trabalha mais tarde a mesma escultura em ónix, material extremamente duro e muito difícil de trabalhar. Poucos escultores o utilizaram.



(por Ruben Marks)